A palavra hidroponia, provém dos radicais gregos hidro (água) e ponos (trabalho) e consiste no cultivo de plantas sem a utilização da terra, alimentando-se a planta apenas com água enriquecida pelos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
Para além do crescimento mais rápido, o processo de hidroponia apresenta muitas outras vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como por exemplo:
A possibilidade de plantio fora de época, menores riscos perante as adversidades climáticas, protecção contra pragas e insectos, rápido retorno económico e melhor qualidade do produto final, esta última, em função do equilíbrio no fornecimento de nutrientes.
Muito usada em países desenvolvidos, como Holanda, França, Estados Unidos e Japão, principalmente por causa das condições adversas do clima, pelas limitações de solo disponível e pelo seu progressivo empobrecimento graças á exploração intensiva, a hidroponia é hoje uma importante alternativa aos métodos tradicionais de cultivo.
A hidroponia apresenta seis modalidades básicas de implementação:
Sistema aeropônico, de sub-irrigação, de gotejamento, de leito flutuante, NFT e de pavio
Aeroponia:
Técnica hidropônica em que a solução nutritiva é aspergida na forma de uma nuvem diretamente às raízes. Utilizada principalmente em hidroponia vertical, uma técnica bastante complexa pois cria problema de insolação nas plantas. Há sempre o perigo de secagem rápida das raízes.
Sub-irrigação:
Esta técnica se faz inundando a área das raízes com a solução e após um tempo, esgota-se a solução de volta para o reservatório. Pode ser usado com substrato mas acaba levando sujeira para o reservatório
Fertirrigação:
Sistema em que a solução é gotejada junto às raízes com a planta normalmente em um substrato. Pode ser reciclada ou não.
Floating ou Piscina:
Do inglês "flutuar", é um tipo de hidroponia, em que as plantas flutuam em placas de isopor em enormes tanques cheios de solução nutritiva. Exige muita técnica, a implantação é de alto custo pois exige uma oxigenação muito grande para não afogar as raízes. Além disso a grande área exposta dificulta o controle. Não é viável para plantas grandes ou de ciclo longo.
NFT:
Chamado "Deep Flow Technique", é similar ao NFT, com a diferença de que invés de uma lâmina, o perfil fica inundado enquanto entra solução por um lado e esgotando pelo outro. O "floating" é um DFT e exige um alto grau de oxigenação.
Wick System ou Pavio:
A técnica de wick system ou de pavio é um sistema passivo em que as plantas ficam num substrato e um pavio leva a solução do reservatório até as raízes. A desvantagem é que as plantas podem consumir mais rápido que o pavio pode prover.
No Brasil, a principal produção de hidroponia é a do Estado de São Paulo, sendo também praticada em outros Estados e Regiões do país.
A sua utilização é destinada a diversos fins, tais como comercialização, estudo da potencialidade das plantas, alimentação animal e muitas outras.
Entretanto, para se obter sucesso com este sistema, é preciso observar alguns factores fundamentais, entre eles, a escolha das espécies de plantas mais adequadas, o uso de recipientes próprios para este sistema e a aplicação correcta de fertilizantes e materiais básicos.
Nota: Informação adaptada de www. hydroponia.com.br